top of page
Foto do escritorDaniel Westfal

Spathodea campanulata - Espécie Tóxica

Spathodea campanulata, também conhecida como bisnagueira, tulipeira-do-gabão ou Túlipa-da-áfrica, é uma árvore nativa africana, está árvore pode atingir até 30 metros de altura além de uma exuberante floração vermelha-alaranjada.

Está espécie é exótica, introduzida ao Brasil para ser utilizada para projetos de arborização urbana.

A Spathodea campanulata, sendo uma Angiosperma, depende da polinização para que seus frutos sejam gerados. Em seu pais de origem, essa polinização é de responsabilidade de aves.

Diversos estudos indicam que a flor da Spathodea campanulata possui substâncias tóxicas para algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão, além de algumas variantes de abelhas africanizadas.

Devido a este efeito de toxicidade sobre espécies de abelhas nativas, que já estão em declínio, alguns projetos de leis estão sendo implantadas para proibir o plantio e comercialização da espécie.

Desta forma, o estado de Santa Catarina, conforme a Lei nº 17.694, de 14 de janeiro de 2019, a produção de mudas e o plantio em todo o território do estado de Santa Catarina da Spathodea campanulata está PROIBIDA.

A lei ainda define que as árvores dessa espécie devem ser cortadas e as mudas eventualmente produzidas devem ser descartadas. Quando se tratar da retirada de árvores existentes em lugar publico e/ou destinados à arborização urbana, os espécimes suprimidos deverão ser substituídos por árvores nativas.


Ficou com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe!



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page