Spathodea campanulata, também conhecida como bisnagueira, tulipeira-do-gabão ou Túlipa-da-áfrica, é uma árvore nativa africana, está árvore pode atingir até 30 metros de altura além de uma exuberante floração vermelha-alaranjada.
Está espécie é exótica, introduzida ao Brasil para ser utilizada para projetos de arborização urbana.
A Spathodea campanulata, sendo uma Angiosperma, depende da polinização para que seus frutos sejam gerados. Em seu pais de origem, essa polinização é de responsabilidade de aves.
Diversos estudos indicam que a flor da Spathodea campanulata possui substâncias tóxicas para algumas espécies de abelhas nativas sem ferrão, além de algumas variantes de abelhas africanizadas.
Devido a este efeito de toxicidade sobre espécies de abelhas nativas, que já estão em declínio, alguns projetos de leis estão sendo implantadas para proibir o plantio e comercialização da espécie.
Desta forma, o estado de Santa Catarina, conforme a Lei nº 17.694, de 14 de janeiro de 2019, a produção de mudas e o plantio em todo o território do estado de Santa Catarina da Spathodea campanulata está PROIBIDA.
A lei ainda define que as árvores dessa espécie devem ser cortadas e as mudas eventualmente produzidas devem ser descartadas. Quando se tratar da retirada de árvores existentes em lugar publico e/ou destinados à arborização urbana, os espécimes suprimidos deverão ser substituídos por árvores nativas.
Ficou com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe!
Comments